Em Alagoas, há uma rodovia que segue a orla do estado, facilitando o transporte entre uma cidade e outra do litoral. Porém, em uma certa altura essa via é desviada para dentro do continente, deixando uma porção de terra da costa mais isolada. E é justamente nessa parte onde a Rota Ecológica se encontra.

Nessa região, os coqueiros dominam o cenário e as estradas são, em sua maioria, de chão. Assim, os lugares que se encontram em meio a destinos como Maragogi e Barra de Santo Antônio (limites onde a estrada se desvia para longe do mar) são de praias mais vazias, paraísos quase intocados, e vilarejos menos badalados que outras cidades alagoanas famosas.

A Rota Ecológica é ideal para curtir o mar longe de aglomerações. Para quem o sossego é fundamental, a região é um prato cheio para dias de muita tranquilidade. Destinos paradisíacos como a Praia do Patacho, Praia da Lage, Porto de Pedras e a Praia do Toque fazem parte do roteiro, assim como Japaratinga e o rio Tatuamunha, onde vivem dezenas de peixes-bois.

São Miguel dos Milagres, inclusive, também faz parte da Rota Ecológica. Apesar de ser menos visitado que a capital Maceió ou a agitada Maragogi, é um destino tão incrível quanto eles e, por isso, tem caído cada vez mais no gosto dos viajantes, que acabam também visitando esses outros pontos do entorno.

Onde comer na Rota Ecológica – Dicas de restaurantes

Como acontece em boa parte do Alagoas, a oferta de frutos do mar é o que domina a maioria dos cardápios na Rota Ecológica. Por ser uma região com muitas vilas de pescadores, os pratos dos restaurantes dali são fresquinhos e super saborosos.

Aproveite para saborear peixes, lagostas, siris, camarões, lulas, e outras iguarias marítimas, além dos pratos típicos do nordeste, como a carne de sol com fava, também comuns de encontrar por ali.

Entre os restaurantes da região, se destacam os que funcionam em pousadas de charme, comuns nas praias dessa parte do estado. O da Pousada Xuê, da Praia do Patacho, é uma opção super recomendada. Um independente que vale a indicação é o No Quintal, que fica na Praia do Toque. Em Porto da Rua, o Restaurante do Enildo vale a visita.